DESTINO BRASIL: REGIÃO SUDESTE | Fator 6 - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: REGIÃO SUDESTE

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossas vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança para região mais desenvolvida do país! Confira curiosidades.

 

 

Essa região é a segunda menor do Brasil, perdendo apenas para o sul, porém é a mais desenvolvida, responsável por 55,2% do PIB do país. É composto pelos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A região inteira possui uma população de aproximadamente 85 milhões de habitantes, sendo a região mais populosa do país. Vamos conhecer um pouco mais dos estados.

 

MINAS GERAIS:

 

 

  • É o quarto estado em questão de tamanho, do Brasil e segundo em quantidade de habitantes.

 

 

  • O estado limita-se ao sul e sudoeste com São Paulo, oeste com Mato Grosso do Sul, noroeste com Goiás e Distrito Federal, a norte e nordeste com a Bahia, a leste com Espírito Santo e a sudeste com o Rio de Janeiro.

 

 

  • Relevo: tem predominância de planaltos com escarpas e depressões mais notáveis na região central. O território mineiro apresenta altitudes entre 900 e 1500m, sendo ponto mais alto o Pico da Bandeira.

 

 

  • Clima: predominam quatro tipos de clima: subtropical de altitude; subtropical de inverso seco; clima tropical com inverno seco e clima seco com chuvas no verão. O estado oferece influência de frentes frias durante todo ano.

 

 

  • Hidrografia: devido à grande quantidade de nascentes, o estado é conhecido como a caixa-d’água do Brasil, tendo muitos desses rios relevância energética, agrícola e turística, com grande presença de usinas hidrelétricas, canais de irrigação e atividades de lazer.

 

 

  • Ecologia e meio ambiente: originalmente, a cobertura vegetal era constituída por quatro biomas principais: cerrado, Mata Atlântica, campos rupestres e mata seca, sendo cerrado o bioma predominante. A vegetação é maioria rasteira, composta por gramíneas, arbustos e árvores, tendo como representantes da fauna: tamanduá, tatu, anta, jiboia, cascavel e cachorro-do-mato.

 

 

  • Cultura:

 

ARTES CÊNICAS: conta com vários espaços, projetos e eventos dedicados ao fomento das áreas teatral e dança. O estado é berço de uma gama de grupos teatrais, tais como: Grupo Galpão, Giramundo, Teatro de Bonecos. Ainda em Minas Gerais, situam-se alguns dos maiores teatros do país, como: Teatro Municipal de Ouro Preto, Palácio das Artes, Centro Cultural Usiminas e Centro Cultural do Banco do Brasil.

 

MÚSICA: se faz presente no estado desde o período colonial. Atualmente, alguns artistas mais conhecidos são: Sepultura, Skak, Jota Quest, Pato Fu, Cesar Menotti & Fabiano e Paula Fernandes.

 

CINEMA: um nome mais conhecido é do Helvécio Ratton, diretor de filmes como: Menino Maluquinho e Pequenas histórias, e do ator Selton Mello, que atuou nos filmes: Guerra de Canudos, O que é isso companheiro?, o Palhaço, Meu nome não é Johnny e O cheiro do ralo.

 

LITERATURA: o estado foi berço de muitos autores: Carlos Drummond de Andrade, Emilio Moura, João Guimarães Rosa, Ziraldo, entre outros.

 

FOLCLORE: dentre as principais tradições no estado são: Congado, Folia de Reis, Bumba meu boi.

 

ARTESANATO: baseado em pedra-sabão, cerâmica, madeira, argila, prata, ouro e estanho.

 

CULINÁRIA: a carne de porco é muito presente na cozinha mineira. Exemplo de pratos: vaca atolada, feijão tropeiro, pão de queijo, queijos em geral e café.

 

ESPORTE: o futebol ainda é o mais popular, tendo times como: Atlético, Cruzeiro, América.

 

  

 

  • Pontos Turísticos:

 

Estrada Real: é um dos mais importantes circuitos turísticos. A estrada passa pelos antigos caminhos utilizados para transportar o ouro das minas, que liga a região central do estado às cidades do Rio de Janeiro e Parati. Os diferentes roteiros deste circuito apresentam atrativos históricos, culturais e naturais para seus visitantes.

 

 

Ouro preto: famosa por sua importância histórica, também encanta pela beleza de suas construções e ruas de pedra. Alguns locais para se conhecer na cidade são:

 

– Museu das reduções;

 

– Igreja São Francisco de Assis;

 

– Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar; entre muitos outros locais.

 

 

Museu de Inhotim: considerado maior museu de arte ao ar livre de toda a América Latina, guardando importantes obras de arte contemporânea brasileira.

 

 

Museu da inconfidência: considerado maior museu de arte ao ar livre de toda a América Latina, guardando importantes obras de arte contemporânea brasileira.

 

 

Capitólio: conhecida como mar de minas, por conta das águas e lagos. O Lago de Furnas é uma das principais atrações da região, que possui muitos atrativos naturais.

 

 

Ibitipoca: no núcleo urbano o viajando aproveita uma atmosfera hippie, já no parque possui belas cachoeiras, duchas de água e trilhas.

 

 

Tiradentes: a cidade é considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e também é conhecida como uma cidade “parada no tempo”, com ruas de pedra e igrejas bem ornamentadas que preservam a arquitetura colonial e arte barroca. Alguns locais famosos para se conhecer são:

 

– Igreja Matriz;

– Museu da Liturgia;

– Maria Fumaça: trem entre Tiradents e São João Del Rei.

 

 

São João Del Rei: a cidade é marcada pelo período colonial do Brasil, estampado nos edifícios, casarões e sobrados históricos. Alguns locais interessantes de se conhecer:

 

– Igreja São Francisco de Assis;

– Memorial Tancredo Neves.

 

 

Belo Horizonte: a capital do estado de Minas gerais, além de oferecer muitas opções de comida e cultura, também possui atrações naturais.

 

 

Pico da Bandeira: é considerado o terceiro ponto mais alto do país.

 

Serra da Mantiqueira: possui várias cidadezinhas lindas para se visitar, como Alagoa, onde há um famoso queijo parmesão local, Itamonte, que abriga os Parque Nacional de Itatiaia entre outras.

 

Serra do Cipó: merece uma visita daqueles apaixonados por cachoeiras.

 

São Thomé das letras: essa pequena cidade tem uma fama mística, com muitas lendas locais. Ela fica no alto da serra, e possui a famosa Pedra de São Thomé, um sedimento mineral de quartzito, matéria-prima de muitos dos artesanatos locais.

 

 

Monte Verde: a região está a mais de 1.500 metros de altitude, em plena serra da Mantiqueira. Por essa razão, a região tem clima frio durante todo o ano, com as temperaturas podendo chegar perto de 0ºC, ou até menos, no inverno. Esse climinha mais gelado e que pede um aconchego garante o título para que Monte Verde seja uma das regiões mais românticas de Minas Gerais e um ótimo destino para casais.

 

 

Poços de calda: o destino costuma atrair casais que querem curtir o friozinho juntos. A estância hidrotermal é ideal para quem quer relaxar em banhos de imersão, descansar em bons hotéis com vista para as montanhas, avistar a cachoeira Véu das Noivas, comprar cristais de Murano e passear no maior percurso de teleférico do país, com 1.500m de extensão.

 

 

Circuito das grutas:  é uma importantíssima rota turística em Minas Gerais, com mais de 2 mil hectares de área, aproximadamente 170 sítios arqueológicos e 50 grutas em áreas dos municípios de Belo Horizonte, Pedro Leopoldo, Cordisburgo, Sete Lagoas e Lagoa Santa.

 

 

Fonte: Wikipedia, bol.com.br, viagemeturismo.abril.com.br, quantocustaviajar.com,viajali.com.br

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Fator 6! Você vai se surpreender!